ESTUDO DO MEIO EM SALTO - GABRIEL SO
No dia 9 de agosto de 2011, eu, juntamente com a minha classe do 7° E, a professora Cida de Ciências e alguns monitores, realizamos um Estudo do meio à cidade de Salto, que fica às margens do rio Tietê.
Essa viagem teve como objetivo principal, verificar na prática os conhecimentos já adquiridos em sala de aula. Em Salto, nos dirigimos a um parque que oferecia uma vista para o rio Tietê. Ficamos surpresos com o que vimos e sentimos: espumas gigantes, mau cheiro e lixo no rio. A monitora explicou que a espuma é formada pela água, microorganismos e a ação da usina hidrelétrica.
Em seguida, conhecemos o Memorial do rio Tietê. Assistimos a um vídeo que falava sobre a história do rio e os bandeirantes. Naquela época, a situação era diferente da de hoje: o rio era limpo, existiam peixes, outros animais e pescadores.
Com representantes da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo fizemos uma entrevista, quando expuseram várias informações sobre o local. Caminhamos pelo Parque para observarmos o que havia sido dito.
Também visitamos o Museu, a igreja, a imagem de Nossa Senhora de Monte Serrat em um monumento importante. Nesse passeio, observamos que, em um determinado trecho, o rio muda de cor, tornando-se avermelhado, e ninguém sabia por quê.
Esse estudo do meio para Salto foi importante para compreendermos a história e a formação da cidade, suas características e o que a ação dos homens pode produzir no meio ambiente.