ESTUDO DO MEIO: SALTO - ISABELLA COPETTI - 7ºE

18/09/2011 23:23

Às 5h40, as pessoas da sala já estavam chegando na escola, para o Estudo do Meio em Salto, de Itu.

            Todos nós estávamos no ônibus às 6h30, prontos para partir. Foi então que o ônibus começou a andar, e os monitores começaram a se apresentar. No caminho, alguns dormiram, escutaram música, jogaram joguinhos ou conversaram.

            Chegando a Salto, fomos logo tirando fotos da cidade, para (ou não) o concurso. Depois, descemos do ônibus e fomos até a margem do Tietê comer um lanche e ouvir a explicação dos monitores.

            Dentro do museu sobre o rio, alguns gravam e/ou tiram fotos, enquanto caminhamos para a sala de projeção, assistir a um vídeo. Mais tarde, passamos pela ponte sobre o rio e tiramos mais fotos.

            Agora, andando pela cidade, podemos ver as igrejas, construções e lojas, com uma estrutura diferente. No parque, vemos uma mini-floresta e outras partes do rio; dentro da usina hidrelétrica abandonada que usava a energia das águas do Tietê para funcionar, olhamos atentamente o único equipamento ‘sobrevivente’ à enchente.

            Em outro museu, o que chamou a nossa atenção foi um monstro feito de sucata; depois, entramos no ônibus e fomos para um restaurante almoçar.

            Entramos em uma torre com uma estátua enorme de Nossa Senhora e vimos toda Salto. Em seguida, vamos a um museu que tem toda a história da cidade, e vemos as roupas, a máquina e as cadeiras do cinema, túmulos de índios, duas das quatro pedras de granito existentes no mundo, as garrafas de refrigerante, a banheira de mármore e os objetos de influência italiana para a cidade... tudo de antigamente.

            Entramos no ônibus, prontos para voltar à escola, e fizemos as mesmas coisas da ida. No colégio, esperamos por nossos pais, loucos para contar como fora aquela viagem de cedo até agora, e com uma memória daquela experiência que vamos levar para todos os anos de estudo.