CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE SALTO - LUCAS SONAGERE

17/09/2011 07:47

No estudo de meio deste ano, visitamos fizemos uma visita a Salto de Itu, cidade localizada no interior de São Paulo. Uma pequena cidade, mas com muita coisa para nos ensinar.

O museu da cidade tem sua sede no centro, na antiga Casa Itália, mas também tem núcleos externos, como o do Parque das Lavras, Parque Rocha Moutonneé, no Memorial do Rio Tiête, entre outros. Ele traz muitas memórias da cidade com filmes que estiveram em cartaz antigamente; com registros dos “famosos” que já passaram por lá; com exposição dos granitos, das máquinas de escrever utilizadas em outros tempos; enfim, um pouco das raízes italianas e lembranças da história local.

O Memorial do Rio Tiête, localizado na região central, foi construído no antigo prédio da Indústria Brasital. Nele, podemos observar o grande salto feito pelo rio, o que deu origem ao nome da cidade. Também nos deparamos com a Ilha dos Amores; um memorial contendo várias informações sobre o rio e sua importância para a cidade; o mirante para se observar o salto; a ponte pênsil, que era utilizada por pescadores há mais de um século e algumas esculturas de personagens importantes da história do local.

O Parque das Lavras, que se encontra perto do Monumento da Padroeira, foi criado onde antes funcionava a usina hidrelétrica de Lavras, que foi alagada em 1929 e da qual restou somente o espaço e uma turbina, que encontram-se em exposição. O parque tem espaço para lazer e atrai várias famílias em seus dias se folga.

O Monumento de Nossa Senhora de Monte Serrat tem 38 metros de altura e é o maior monumento Mariano do mundo. Foi feito em homenagem à padroeira da cidade. Possui uma capela com imagens da Santa e um mirante, de onde pode-se observar toda a cidade e o rio.

Salto é uma bela cidade, com vários pontos turísticos e com muitos elementos interessantes para estudarmos.